Home | Igreja | Agenda | Contato


30 de Outubro de 2013
Culto infantil não é recreação
Por Liérgina Martins

Brincar, assistir a filmes e desenhar. Para algumas crianças, essas são as atividades a serem realizadas por elas na salinha que lhes é destinada nas dependências da igreja, enquanto seus responsáveis prestam culto a Deus no santuário. Esse período que os pequeninos passam numa salinha só para eles, é o chamado “cultinho infantil”, em que os pequenos prestam o seu próprio culto a Deus sob a orientação e direção de um professor do departamento infantil Esse momento também é um modo de evitar que elas tirem a atenção dos pais na nave da igreja.

O cultinho varia entre as denominações, mas a sua finalidade é a mesma: ensinar as crianças a terem reverência e amor a Deus, separando um tempo para adorá-lo. Porém, quando não se consegue distinguir o culto de um momento de recreação, seu objetivo se perde.

Lurdis Leite faz questão de que as crianças do Ministério Ágape em Brasília (DF) sejam introduzidas nas atividades comuns ao culto desde cedo. A responsável pelo departamento infantil conta que, enquanto estão na salinha, as crianças não deixam de cultuar a Deus. “Elas recebem um versículo para decorar, participam de um momento de louvor condizente com o versículo, têm a oportunidade de se manifestar, como no culto realizado no templo, e ouvem uma historinha bíblica no lugar da pregação”.

Em Santa Catarina, no sul do país, Kézia Mafra lidera o departamento infantil, recebendo entre 20 e 30 crianças para o cultinho na Assembleia de Deus Barra Velha. Especialista em atendimento educacional, psicopedagogia e educação especial, Kézia diz que sempre se preocupou com as crianças em sua igreja, e acha importante não confundir o culto com recreação. “Nenhuma das duas atividades prejudica a criança. Apenas o seu resultado será diferente”. A explicação de Kézia é que “o fruto da recreação são crianças que gostam de ir à igreja, assim como gostam de ir à escola secular ou a qualquer outro lugar, enquanto o fruto do culto infantil são crianças que aprendem a reverenciar Deus e respeitar a Sua casa, além de adquirir conhecimento bíblico”.

Clara, de 3 anos, é um exemplo disso. Sua mãe, Andréia Paixão, que também é mãe de Celine, de 2 anos, admira a animação de Clara, que não perde um cultinho. “Quando chegamos na igreja, ela logo pede: ‘Mãe, posso ir para o cultão?’. Normalmente ela nem espera eu terminar de responder; vai logo embora apressadamente”.

Membro da Assembleia de Deus de Bonsucesso e psicopedagoga, Andréia Paixão descreve que no culto infantil a criança tem a oportunidade de adorar a Deus usando uma linguagem apropriada à sua faixa etária. Assim como Kézia, Andréia acredita que a recreação também pode ser trabalhada, mas que deve ser distinguida da adoração, para que a criança perceba o momento certo de cada atividade. “As brincadeiras devem ter objetivos pré-estabelecidos, de modo a desenvolver alguma habilidade da criança”, explicou Andréia.

Para Kézia, o trabalho em um cultinho com as crianças deve ser lúdico, envolvendo oração, louvor, reverência e ensinamento da Palavra de Deus com a utilização de histórias bíblicas ilustradas. “Na recreação, o que importa é entreter a criança, deixá-la satisfeita com atividades interessantes, enquanto o adulto cultua a Deus”. Para Kézia, o cultinho é importante para a formação do caráter cristão da criança. “Ela aprende as histórias bíblicas, apreende-as e, assim, vai criando as redes de conhecimento bíblico”.

Kézia também destaca que um dos resultados do culto com as crianças é o envolvimento dela na Escola Bíblica Dominical e com as atividades da igreja. Ela explica que, por isso, é necessário “investir em cultos infantis organizados e trabalhar neles com muita diligência”.


Modelo de culto infantil

•Oração inicial (criança)
•Louvor (músicas sugeridas e cantadas por elas)
•Oração com pedidos especiais
•Palavra (curta, objetiva e muito dinâmica. Talvez utilizando historinhas)
•Apelo
•Apresentação dos visitantes e aniversariantes
•Oração final (feita por uma das crianças)
•Distribuição de brindes e/ou lanches (se houver)


Mulher Vitoriosa
Programa de TV
Agenda
Fotos
Vida Cristã
Prª Elizete responde
Pedidos de Oração
Testemunhos
Produtos
Bíblia
DVD
Livro
Variedades
Artigos
Culinária
News
Fale Conosco
Contato
Convites
© Copyright 2014, Mulher Vitoriosa - Todos os direitos reservados.